Áreas de Negócios
Mídia & Entretenimento
Já se foi o tempo em que redes de televisão, produtoras de conteúdo ou empresas de qualquer tipo poderiam prosperar em alguns poucos segmentos de receita. Hoje, o crescimento lucrativo e sustentável depende cada vez mais de ampla diversidade de modelos de negócios inovadores que vão além das fontes tradicionais de monetização. Há alguns anos o mundo vem experienciando o aumento do cosumo das plataformas digitais para dispositivos móveis.
Nesse sentido, os serviços de streaming, as emissoras de televisão e as redes sociais estão competindo nos direitos convencionais de esportes e e-sports. Além disso, empresas de televisão, telecomunicações, de tecnologia, operadores de OTT e estúdios de cinema estão competindo para fornecer conteúdo televisivo. Estações de rádio, empresas de podcast e serviços de streaming estão competindo para fornecer conteúdo de rádio e podcast. As marcas também estão participando e criando conteúdo para engajar os mesmos públicos que as empresas de mídia & entretenimento buscam.
Estamos vivenciando muitas fusões e aquisições e transações que buscam consolidar o conteúdo e aumentar a base de conteúdo. Há muito foco na experiência do usuário e na lealdade, com empresas tentando criar um relacionamento mais direto com os consumidores de conteúdo.
Nessa mesma linha, a explosão de dados tem impactado fortemente as indústrias de mídia e entretenimento. Os consumidores de hoje estão visualizando, compartilhando e ouvindo mais conteúdo online do que nunca, e esperam acesso imediato e constante em vários dispositivos tecnológicos.
Com a capacidade de coletar dados em todos os pontos da cadeia de suprimentos de mídia, é essencial que as empresas da indústria de mídia & entretenimento possam processar esses dados em tempo real, para que possam obter insights sobre suas operações, mercados e clientes.
A questão mais premente é a necessidade de as empresas gerenciarem seus dados em toda a cadeia de valor, garantindo que as empresas possam otimizar o uso da análise de dados, especialmente a análise em tempo real.
Avanços na tecnologia IoT significam que as empresas precisam repensar sua infraestrutura de TI para acompanhar a concorrência. Espera-se uma grande mudança nos próximos anos, à medida que acelera a expansão dos dispositivos de IoT, como fitness wearables e sistemas de monitoramento residencial inteligentes. Empresas que se preparam para isso aproveitando os benefícios da interconexão, mergulhando totalmente na transformação digital, passarão por este período mais fortes.
Um dos desafios do setor é o combate a pirataria, que nos úlitmos anos se desenvolveu para se tornar não apenas um incômodo que aflige a indústria de criação de conteúdo, mas um negócio de pleno direito.
Os piratas estão se tornando mais experientes em negócios, expandindo sua comercialização de dispositivos de streaming ilícitos, travando uma batalha por participação de mercado com plataformas licenciadas. Por exemplo, com o aumento de plataformas online sem as rigorosas medidas de segurança necessárias para o conteúdo ao vivo, os eventos podem ser facilmente reproduzidos e acessados em vários canais de mídia social e exibidos ao redor do mundo em questão de segundos.
Os serviços online de pirataria estão crescendo exponencialmente ano após ano e, por conta disso, os proprietários e operadores de conteúdo devem trabalhar em conjunto com requisitos de segurança mais rigorosos e com campanhas educacionais para o usuário final.
Para se manter competiva face a esta desafiadora realidade, é necessário que as empresas da indústria de mídia & entretenimento organizem-se para manter vigilância e desenvolver resiliência a estas contantes transformações.
A Pitmen tem o prazer em auxiliar seus clientes em atravessar esse momento com a colaboração de seus especialistas no setor de mídia & entretenimento. Nossos serviços incluem exploração de oportunidades em mercados emergentes, reorganização de empresas, suporte na venda de empresas e divisões de negócios, suporte em fusões e aquisições, gestão de riscos corporativos, implementação de audit analytics e desenvolvimento de plataformas tecnológicas para AI entre outros.